Poluição de um Rio. Fonte: fronteirageografica.blogspot.com
Os ambientes aquáticos vêm sofrendo constantes pressões por parte do ser humano, onde muitos indivíduos conservam o pensamento de que a água é um bem privado e infinito. “Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água multiplicou-se por sete” (MORAES, 2002).
São três os principais grupos das possíveis fontes de contaminação das águas: esgotos, resíduos de origem agropecuária e de origem industrial.
ESGOTOS
Os esgotos domésticos possuem detritos orgânicos, restos de alimentos, gorduras, fosfatos, etc. Grandes centros urbanos necessitam de um maior fornecimento de água, produzindo assim uma maior quantidade de resíduos líquidos. Esta maior quantidade de detritos (principalmente fosfatos presentes em detergentes) pode significar mais alimento para certas algas, que ao se reproduzirem em excesso, consomem todo o alimento, morrendo logo a seguir. Assim, a quantidade de algas presentes na superfície de água aumenta consideravelmente, causando um efeito denominado eutrofização. Este aumento considerável da quantidade de algas faz com que o consumo de oxigênio aumente em muito, prejudicando assim os organismos aquáticos, que morrem por asfixia. Estas algas também podem produzir toxinas que atacam o fígado e o sistema nervoso dos seres humanos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário